Comprar on-line é fácil, rápido e prático. Principalmente neste momento em que vivemos o isolamento social. Mas o consumidor precisa ter alguns cuidados para evitar problemas futuros:
- Busque referências do site vendedor. Verifique se o site possui um endereço comercial físico e anote telefones.
- A empresa deve ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) e um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) que deve ser oferecido no site e solicitar os dados cadastrais do comércio virtual.
- Consulte o CNPJ no site da Receita Federal para saber se ele existe e ainda o tempo de existência da empresa.
- Desconfie de sites com preços muito abaixo do mercado.
- Na hora de efetuar a compra com o cartão de crédito, é importante que o site possua os dados blindados. O consumidor pode verificar isso por meio de um símbolo de um cadeado que aparece próximo ao endereço da página. Isso significa que é um ambiente seguro e os dados do cartão não serão abertos, o que facilitaria o roubo pelos chamados “hackers”. O endereço da loja virtual deve começar com https://. Se nenhum destes requisitos de segurança online forem preenchidos é melhor esquecer a compra e procurar um site onde eles sejam fornecidos ou uma loja física.
- Não use o comércio eletrônico (e-mail), não acesse a página do seu banco (internet banking) em computadores de terceiros ou de acesso público, como em bibliotecas ou lan houses.
- Outra dica importante é que o consumidor nunca faça depósitos bancários em nome de pessoas físicas.
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